Recomendações

(116)
Euclides Araujo, Advogado
Euclides Araujo
Comentário · há 3 meses
Nobres colegas, apesar de fazer parte dos quadros da OAB por ser advogado militante, lamento pelo fato da minha entidade, se preocupar com coisas tão desnecessária no momento. A OAB esta fugindo do seu papel principal que é zelar pelo bem estar da coletividade, por ser um dos pilares do Estado democrático de direito, deveria esta preocupada em combater as mazelas sociais que estão estrangulando a sociedade aos poucos. A OAB deveria ir ao STF para obrigar o Estado a cumprir com a sua obrigação Estatal em relação aos direitos básicos fundamentais do cidadão, saúde, educação, segurança pública e outros, serviços estes que estão sendo prestados atualmente de forma precária, como se fossem esmolas dadas pelo Estado, o povo esta morrendo nas portas dos hospitais por falta de atendimento médico, esta morrendo nas ruas vítima da criminalidade crescente, os cofres públicos estão sendo sangrados pela corrupção e demais outras mazelas. Com isso a OAB não se preocupa. Deveria era ajuizar um ação exigindo a punição dos agentes públicos e políticos por crime de responsabilidade e por ato de improbidade administrativa por se encontrarem matando a mingua o cidadão aos poucos, mitigando seus direitos fundamentais e o mais grave, retirando seus direitos previdenciários e trabalhistas. A OAB deveria era esta se preocupando é com estas mazelas das quais também os gays são vítimas. A união entre pessoas do mesmo sexo já esta acontecendo com o aval do poder público. A entidade deveria esta defendendo era o cumprimento dos direitos básicos fundamentais do cidadão e não com este tipo de coisa, a OAB tem o dever de cumprir seu papel com coisas mais serias que estão acontecendo no País em face do cidadão. Essa é a minha opinião.
Vivian Cristina Zatta, Advogado
Vivian Cristina Zatta
Comentário · há 5 meses
Bom, antes mesmo de entrar no mérito da questão gostaria de expressar minha surpresa pelo fato de algumas pessoas, como o tal do Glaucio Marques acima, ainda perderem tempo com essa bobagem. Primeiro que existe uma legislação antiga, muito antiga, conferindo o título de doutor ao advogado, e depois disso se tornou uma tradição. Usa o título quem quer, o advogado que se incomoda em ser chamado de você ou senhor, e se auto intitula doutor, é um vaidoso, e a pessoa que se incomoda em chamá-lo, é um idiota. Faz direito e você pode ter o mesmo tratamento. Particularmente não me incomodo, e muitas vezes já pedi pra ser chamada de você, mas uma vez o próprio juiz me observou que era uma questão de respeito. Então aceito o respeito, ao contrário de uns e outros que se metem em artigo jurídico por puro recalque.
Com relação à questão dos honorários, só o tempo e a experiência podem nos ajudar. Eu tenho 15 anos de profissão e hoje posso afirmar com certeza que jamais pegaria um caso desses. Pessoas mentem, prometem, falam muitas coisas, e o advogado que acredita na palavra do cliente é inocente. Vejo isso sempre na justiça do trabalho, advogados ludibriados pela história que o cliente contou sem um mínimo de provas. Precisa ser esperto.
Não é fácil advogar e nem colocar preço, mas a gente aprende com o tempo. Eu não cobro consulta de todos, de alguns consulto várias vezes sem cobrar até conquistar o cliente. Tenho um certo pressentimento que geralmente se confirma. Às vezes erro, e aprendo mais ainda. Com relação a honorários, existe uma tabela, mas é complicado tabelar todos os advogados, porque uns têm 10 anos de profissão, outros têm 2, uns têm mestrado e outros nem especialização. Exceto em caso de recém formados, que são quase estagiários, cobrar muito abaixo da tabela é um grande erro, porque as pessoas nos desvalorizam se nós mesmos não nos valorizarmos. Isso não significa também que devamos explorar o cliente.
Enfim, a questão de honorários é muito delicada e não há uma fórmula ou tabela para equiparar todos os profissionais.
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

ANÚNCIO PATROCINADO

Outros perfis como Marcoantonio

Carregando

Marcoantonio (mestry Badahra )

(027) 99826-89...Ver telefone

(027) 99826-89...Ver telefone

Entrar em contato